sexta-feira, 11 de outubro de 2013

João Malheiro: Benfica desunido conduz fatalmente à tragédia

 

Horas antes do Estoril-Benfica, tertúlia vermelha, na minha zona de residência. Muito, mas muito ceticismo. Ripostei com firmeza. "Vamos ganhar". Ouvi críticas, demasiadas críticas. Percebi o desalento, depois do empate com o Belenenses, da derrota em Paris. Continuei a objetar. Fui convincente? Não sei, não sei mesmo.

Sei que o Benfica, pouco depois, bateu o seu oponente, num jogo sem casos, disputado num dos recintos mais complicados da nossa atualidade futebolística. Foi uma exibição deslumbrante? Não foi. Foi um triunfo inequívoco? Foi mesmo. Na mesma roda de comparsas, fizemos a retrospetiva do embate. Voltei a ouvir censuras, muitas censuras. Insisti na réplica. Socorri-me de vários exemplos do nosso historial. Fui convincente? Não sei, não sei mesmo.

Sei que o Benfica é um universo numeroso, disso tenho orgulho incontido. Sei que o Benfica tem adeptos com opinião, muitas vezes desencontrada, disso tenho consciência irreplicável. Mas também sei que um Benfica desunido conduz, fatalmente, à tragédia. Disse-o em tom altissonante. Fui convincente? Sei, sei mesmo que fui.

Um benfiquista, por mais desassossegado que esteja, não pode, não deve, utilizar argumentos de um portista ou de um sportinguista. Tem direito a opinar? Tem, com certeza. Mas, mais do que tudo, tem o dever de procurar fazer a defesa do seu superior património emocional. 

Os melhores benfiquistas reconhecem-se nos piores momentos. Como? Não descrendo. Antes, querendo. Antes ainda, crendo. Sempre. Sempre mesmo. 

- João Malheiro, jornal 'O Benfica', 11 de Outubro de 2013

7 comentários:

  1. á tragedia temos andado á muito tempo.O benfica é um clube cheio de maquilhagem,ok é verdade que fomos á final da uefa,mas carago,o sporting e o braga tambem la foram.Dizem que jogamos o melhor futebol em portugal como nao se via á 30 anos mas isso nem sequer é verdade,até parece que nao fazemos jogos de merda tambem. Ganhamos um titulo em 2010,mas antes disso andamos 4 anos seguidos atras do sporting, estes ultimos 3 anos foram de autenticos pesadelos,nao temos feito mais nada senao ser o saco de pancada do porto.

    Voçes acham que se passa uma esponja por cima disto tudo? Não passa,se isto nao matou pelo menos doi,e agora querem união,fogo ja nao acha que tiveram união que chegue? 12 anos? mais mandatos do que titulos? Tiveram aquilo que nunca ninguem no benfica teve,e ainda aparecem gajos vez em quando dizer que a culpa é dos adeptos,que não apoiam! Haja vergonha! Deram o que tinham e o que nao tinham,muitos sacrificios,noites perdidas e em troca levavamos cada porrada nas costelas que ate doi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como percebo a tua dor. Eu tambem pensava que esta crise finalmente nos iria despertar da hipnese salazarista; pobre sonhador...mas antes sonhador que carneiro! Mas o que eu gostaria de saber mesmo ė que é que a brigada do "leva o estalo e vira pra cá a outra nalga" fáz lá em casa quando os familiares e amigos erram: tambem ficam quedos e mudos ou falam baixinho prós vizinhos não saberem. Acordem

      Eliminar
  2. O rui consegue encontrar um MAS em tudo o que o Benfica faz de bom, ate ir a final da UEFA. Haja vergonha meu caro.

    O que o rui quer e que se troque de jogadores porque estes fazem jogos de merda, alem de trocar de treinador porque nao e suficientemente bom e claro nao esquecendo o Presidente porque ele e o culpado da equipa e do treinador que temos ..... M-A-S sabe que mais Rui isso nao e o caminho a seguir e os socios do Sport Lisboa e Benfica nao vao deixar que isso aconteça :)

    Ps: ja pensou em escrever algum comentario so com elogios? E tudo mau no SL Benfica? Ou e daquelas pessoas negativas que so lhe interessa comentar com uma conotacao pejurativa??nesse caso faz melhor em comentar outros blogues de outras cores.tenho a certeza que tera muita coisa negativa a escrever nos blogues azulados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do benfica é simples: boa estrutura empresarial; má organização do futebol, o que abramge muito mais que o treinador. Com esta estrutura, nem com o Mourinho lá chegávamos enquanto o LFV teimar em meter o bedelho na parte do futebol. Isto, para diner que concordo em absoluto com o rui e toda a critica em geral: é simplesmente o dever de um bom cidadão. É por falta dela que temos o país na merda que está e o nosso clube a ír pelo mesmo caminho.
      Cumprimentos
      Carlos G

      Eliminar

  3. .

    "Triunfo inequívoco... num jogo sem casos"

    O sr Maleiro Vuitton deve estar a precisar de mudar as lentes encornadas, ou o seu daltonimso é galopante.

    Um árbitro nomeado por encomenda.
    Um penalty inventado.
    Uma expulsão para ficarem a jogar 10 contra 14
    Maxi Pereira em fora de jogo no centro que faz para o golo do Cardoso.

    Um jogo em casos?

    Um triunfo inequívoco?

    Tenham vergonha!!!







    ResponderEliminar
  4. Porque foi por encomenda?
    Porque foi inventado ?
    Porque nao acha que foi bem expulso?
    Porque acha que o Maxi esta em for a de jogo?

    Nem os jornalista do jogo nem da sportv nem ninguem duvidam .. so o anonimo ? Ganhe juizo e tenha vergonha. A fruta e o cafe com leite ja gozaram demais com o SL Benfica... mete os casos no sitio onde o sol nao brilhe

    ResponderEliminar
  5. Caro João Malheiro,embora lhe reconheça méritos como jornalista,poucas vezes o vejo a por a mão na ferida quando é para criticar algumas decisões da estrutura Benfiquista.
    Normalmente defende LFV e o treinador JJ mas como é adepto das fofocas SLB-FCP,lá vai vivendo com isso como demonstra o trabalho que faz em diversos canais de informação.
    Exija como eu melhor futebol á equipa do Benfica,e aos seus dirigentes outro desempenho na condução dos destinos desta grande Instituição centenária.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!