terça-feira, 1 de outubro de 2013

Arbitragem: A barreira invisível que distingue Benfica e FC Porto


Depois de uma temporada em que FC Porto e Benfica faziam dos seus jogos para o campeonato passeios triunfais, este ano ambos os clubes têm tido dificuldades surpreendentes para derrotar adversários mais fracos.

No caso do Benfica, o cenário é, contudo, bem mais preocupante. Às exibições paupérrimas juntam-se perdas de pontos impensáveis para quem quer disputar o título. Com um treinador que não tem uma segunda oportunidade para causar uma primeira impressão e com uma equipa que aparenta ter níveis anímicos muito baixos, o Benfica está a comprometer toda uma época já em setembro - mesmo tendo "o melhor plantel dos últimos anos". 

É evidente que pode empatar com o Belenenses em casa, mas este resultado só é justificável com uma torrente ofensiva esmagadora, várias oportunidades de golo desperdiçadas e muito azar. Um jogo como o de sábado não é compreensível. A falta de qualidade do futebol benfiquista é uma barreira visível. Mas há outras barreiras. 

Entre um FC Porto que tem jogado um péssimo futebol e um Benfica que também envergonha tem havido uma diferença. Há uma barreira invisível que, sempre que é necessário, surge para criar dificuldades ao Benfica. Perante a incerteza, há um apito eficaz que empurra o FC Porto para a frente e que não perde uma oportunidade para bloquear o SLB. Se pensarmos bem no que se passou na última jornada, as coisas fazem sentido.

Por um lado, para um grande árbitro um erro é suficiente para condicionar todo um jogo; por outro, os grandes árbitros portugueses partilham a ambição dos melhores jogadores portugueses: brilhar no campeonato espanhol.

É uma ambição legítima. Ora, depois da extraordinária arbitragem do Elche-Real Madrid na semana passada, percebe-se que os nossos árbitros se tenham deixado entusiasmar e tenham querido mostrar aos nuestros hermanos que estão à altura do desafio. 

Com a precisão cirúrgica que Pedro Proença e Jorge Tavares mostraram no fim de semana, nada os impedirá de arbitrar em Espanha. 

-Pedro Adão e Silva, jornal Record, 1 de Outubro de 2013

4 comentários:

  1. Se nos lembrarmos de Guímaro, Calheiros, Martins, Sousa, Benquerença, Proença e outros anteriores, vemos que eles se vão sucedendo uns aos outros tentando que os últimos façam esquecer os anteriores e poderem perguntar se eles, por serem muitos, eram todos corruptos. Perante estas pragas, ainda temos uma equipa a jogar tão mal que não é capaz de ultrapassar simples obstáculos em que a mãozinha das arbitragens não justifica tudo. O porko jogando mal, consegue defender bem. Assim é mais fácil para os árbitros fazerem-lhes os habituais favores, se necessário.

    ResponderEliminar
  2. Árbitros + competência desportiva é a receita para o Fc Porto ganhar.

    ResponderEliminar
  3. CHAMAS COMPETENCIA DESPORTIVA A QUE ROUBA A 30 ANOS

    POR ESTAS BANDAS CHAMA-SE A ISSO CRIMINOSOS

    ResponderEliminar
  4. O incrível é quando analisamos as 4 últimas épocas e constatamos que:
    A liga Zon Sagres é claramente disputado em condições arbitrais favoráveis para 1 clube, sendo que inversamente o seu principal rival é o maior penalizado com decisões arbitrais desfavoráveis (Penalti ou Expulsão contra).

    Só para terem uma ideia nas últimas 4 épocas nas condições regulamentares 11 contra 11 e sem qualquer efeito direto de um último golo de penalti o Benfica teria conquistado 279 pontos e o Porto 277 pontos, efetivamente sem nenhuma influência direta pontual das decisões arbitrais o rendimento desportivo das duas equipas foi muito semelhante em 120 jogos, repito em 120 jogos! Nestes 4 épocas o Porto só conseguiu ficar com 3 dos 4 títulos de campeão, porque conseguiu acrescentar mais 22 pontos diretamente com influência arbitral que o Benfica. Assim, nos resultados finais oficialmente homologados o Benfica acabou acumulando 285 pontos e o Porto 305 pontos.

    As decisões arbitrais são realmente determinantes para o sucesso na Liga Zon Sagres, em todos os anos analisados a equipa que beneficiou de um saldo maior de decisões arbitrais favoráveis (Penalti e Expulsões) acabou sendo o campeão dessa época.
    Podem consultar os dados estatísticos das últimos 5 anos no blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!