segunda-feira, 14 de outubro de 2013

João Querido Manha critica declarações de Pinto da Costa contra Paulo Bento



Há portugueses muito exigentes, capazes de catalogar sem piedade o trabalho de outros, sem se darem ao cuidado de analisar premissas nem condicionalismos. É uma desonestidade intelectual considerar ridículo gue Portugal fique fora do próximo Mundial, ainda mais incompreensível vinda de um presidente de clube com sérias responsabilidades na falência da formação durante a última década. Basta contar os jogadores formados pelo FC Porto que conseguiram chegar à Seleção principal nos últimos dez anos para encontrar um número realmente ridículo: Bruno Alves, Paulo Machado, Hélder Barbosa e, agora, Josué.

Há montes de razões para os resultados mais recentes da Seleção serem o que são, e temos obrigação de, juntamente com a Federação, baixar as expectativas para o ciclo atual que envolve riscos muito elevados de falhar a presença na fase final do Mundial do Brasil. Se os dois últimos mata-mata foram relativamente desafogados, o próximo encerra perigos muito grandes: adversários melhores e, sobretudo, uma Seleção portuguesa cada vez menos competitiva.

Habituados a grandes equipas e a gerações de ouro sucessivas, os adeptos portugueses entendem mal que, de repente, os níveis de exibição e os resultados da Seleção sejam inferiores e desatam a criticar a "atitude" dos jogadores. Parece que jogam mal, porque querem, ou porque são mal dirigidos, ou porque não estão para se maçar. É tão curioso que nunca se discuta abertamente a qualidade real dos jogadores à disposição de Paulo Bento como a capacidade de perdoar os erros sucessivos, não apenas de Rui Patrício, que descambaram no empate com Israel: tivesse sido erro do árbitro e, pelo contrário, a incapacidade para perdoar seria total.

Atentemos apenas num pormenor curricular que distingue os jogadores escolhidos pelo selecionador para esta partida decisiva: quatro (incluindo os estreantes André Almeida e Josué) disputam a Liga dos Campeões e outro pode vir a disputá-la, três estão na Liga Europa e os restantes seis, pura e simplesmente, estão fora das competições europeias. Arrisco-me a adiantar que nenhuma seleção apurada diretamente ou para o playoff apresenta, nesta altura, tão reduzida experiência internacional. Cristiano Ronaldo chamou-lhe falta de maturidade.

A maioria dos jogadores selecionáveis atua em clubes de segunda ou de terceira linha, e é tempo de se deixar de olhar para a Seleção pela dimensão de Cristiano Ronaldo. Sem ele, já não teríamos ido ao último Mundial. 

- João Querido Manha, jornal Record, 14 de Outubro de 2013

3 comentários:

  1. A é portugueses estupidos,pobres e mal agradecidos.Tipo Boi Santos da sic...Esse rasteiro vaidoso com cara de peido para falar fala sempre.
    Mas esqueçe-se que foi a seleção,que este seculo ainda consegiu dar grandes,grandes alegrias aos portugueses e nos colocou num patamar mundial nunca antes atingido.

    Esse cara de peido rasteiro foi um daqueles que ainda ano passado,passou a vida a mandar farpas,a mandar criticas e agoiros a dizer que portugal secalhar nem se ia qualificar para o euro2012,e mesmo que se qualificase não ia la fazer nada,e depois quando saiu o sorteio e nos calhou aquele grupo,dizia que o mais certo era so derrotas e vinhamos embora.Mas quando chegamos ás meias finais,o patife cara de peido teve o latão de dizer que secalhar foram as criticas dele que ajudaram a seleção.....EU pergunto agora,o que é que uma personagem destas mereçe?? Eu a partir daí deixer de o ver,mas agora tenho que o aturar naquele programa play off,o qual gosto bastante,mas pronto la tem que estar o cagalhão a meter nojo.

    E depois gajos como aquele cromo do jorge gabriel ainda ontem no trio de ataque dizia..Contra a Isreal,mas quem é a isreal?? A isreal é um país,como portugal é um país,tem homens e jogadores que tambem jogam futebol,

    Isto é assim,nos podiamos ter feito melhor,tinhamos um grupo bem acessivel,o luxemburgo etc não valem nada ok,mas e a russia?? Era obvio que neste grupo a duvida era qual dos 2 seria primeiro,Portugal fez aquilo que lhe competia,e mais,eu ainda tenho esperança para amanhã.
    E a outra coisa é,eu não acho que tenhamos jogado assim tão mal com a isreal,crimaos varias opurtunidades de golo,fizeram o que lhes competia que era ganhar o jogo,e quem deitou tudo a perder?? Foi o Patricio!!! Pura e simplesmente! Eu tambem gosto dele,acho titular indiscutivel,mas caralho,deixem de fazer das pessoas parvas e andar com paninhos quentes,porque até o proprio rui patricio deve estar farto de saber que a culpa foi dele.Paciencia,tem que reflectir e seguir em frente.

    Depois o jorge gabriel não gostou,queria espetaculo,queria espetaculo vai ao circo.
    Mas alguem no seu perfeito juizo,acha que opah os jogadores são profissionais,ganham mt dinheiro tudo bem,mas ainda existe um romantismo,o sonho maior de qualquer jogador de futebol, é jogar num mundial. E`que eu as vezes oiço certos comentarios que ate da entender que eles andam ali a fazer um frete,e que ir representar portugal é uma chatice,haja bom senso!

    ResponderEliminar
  2. João Manhoso, o amigo não percebe nada de bola e muito menos de futebol ! Apenas gosta de ir com as marés para manter o(s) seu(s) tacho(s) ..

    ResponderEliminar
  3. és um triste sinceramente és tão previsível que até metes dó deixa lá que ainda vais engolir muitos sapinhos palhaço

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!