sábado, 5 de outubro de 2013

Octávio Ribeiro: Jesus quebrou a coluna à equipa com as mexidas nas posições de Matic e Enzo


O jogo de amanhã pode ser o último de Jesus no Benfica? Pode. O ambiente está a ficar insuportável em torno da equipa, Os jogadores estão tristes, sem força nem chama interiores. Ninguém melhor do que os jogadores consegue sentir os erros do técnico e restante estrutura. Já escrevemos aqui que a reintegração de Cardozo foi um pontapé no código de disciplina que tem de reger um grupo. Mas também na colocação das peças sobre a relva há equívocos inexplicáveis.

Na época passada, ao ficar sem Witsel e Javi García, Jesus conseguiu duas adaptações extraordinárias. Matic passou a jogar na posição de trinco tendo assim encontrado os seus terrenos naturais. Enzo Pérez saiu das alas e tornou-se um médio-centro agressivo, com grande capacidade de luta sobre a bola e de aceleração do jogo. A partir de meio da época passada, Matic e Enzo já jogavam um com o outro de olhos fechados. 

Na nova campanha do Benfica, onde estão estes dois jogadores? Matic anda perdido com um médio nas costas e Enzo foi devolvido às avenidas das alas.
Será que Jesus acha que os jogadores são autómatos a quem muda um chip e zás - agora és ala de novo! E zás - lembras-te de te ter dito que o teu código de acesso a uma grande carreira era a posição de trinco? Esquece e joga lá mais à frente.

Com o seu espírito inventivo, que não respeita a humana condição dos comandados, Jesus destruiu o centro de um meio-campo que o levou à discussão dos vários títulos perdidos na última curva. Desta vez, o Benfica não vendeu as principais peças no mercado de verão, mas Jesus quebrou a coluna à equipa e tratou de desvalorizar ativos numa infantil crise de identidade.

Depois do empate com o Belenenses e da humilhação de Paris, será muito curioso o anúncio da equipa que Jesus vai lançar frente ao Estoril. Se o técnico não fizer regressar a estabilidade tática ao seu xadrez, dificilmente reconquistará a confiança do jogadores. 

Sem essa confiança, dará um passo decisivo para o abismo. Se Jesus tiver a humildade de reconhecer que tem andado a inventar e devolver a estabilidade ao seu meio-campo, o jogo do Estoril pode marcar a viragem do Benfica para uma boa época. Embora já dificilmente seja crível este cenário. 

- Octávio Ribeiro, jornal Record, 5 de Outubro de 2013

4 comentários:

  1. Pois .... mas no ano passado todos malhavam no homem por jogar so com um medio defensivo... ou sou eu que ando a imaginar coisas?

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente concordo com o Octávio. Com o Matic em ir para o lugar do Enzo perdeu.se a criatividade naquela zona do meio campo benfiquista. Não se vê tantos golos como na época passada. Os jogadores deveriam estar mais entrosados com os outros companheiros, mas parece que não.

    O problema apareceu quando surgiram muitas lesões nas alas e o Jorge Jesus decidiu colocar no Enzo novamente a extremo.

    Esperemos que tudo se resolva e que o SL Benfica arranque definitivamente para uma grande época

    ResponderEliminar
  3. TAMBEM TENHO A MINHA OPINIÃO QUE DIVERGE DA VOSSA.
    COMO TER OPINIÃO NÃO SIGNIFICA QUE TENHO RAZÃO, NÃO A VOU DAR A QUEM PENSA TER SEMPRE RAZÃO .
    PS. paga-se tanto dinheiro a treinadores quando aqui alguns pagavam para treinar sendo perfeitos
    DIZEM ELES

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!