quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pedro Santos Guerreiro: UEFA atribuiu à FPF o prémio de marketing do ano

 

A enchente garantida para esta sexta-feira no Estádio da Luz é muito mais do que um sinal de devoção coletiva pela Seleção Nacional. É o resultado de uma gestão profissional na Federação, que, quanto à lotação, neste jogo fez tudo bem.

Agora é ganhá-lo.

É um dos jogos do ano. Portugal contra Suécia. Ronaldo contra Ibrahimovic. Primeira mão de apuramento contra exclusão do Mundial de futebol. O frenesim à volta do jogo é tão grande que, já ontem, a Federação decidiu emitir mais 800 bilhetes para lugares com visibilidade reduzida: voaram num instante.

Só se pode vender o que é bom: a perspetiva de jogo e a qualidade das equipas asseguram-no. Mas depois há o resto. Há o marketing, a publicidade, os canais de distribuição, o preço, as promoções. Ora, a Federação investiu em publicidade e ativou duas parcerias de envergadura, uma com o Continente, para vender os bilhetes, outra com a Santa Casa da Misericórdia, com a qual fará o espetáculo da maior bandeira de Portugal num estádio. Haverá bandas e festança.

O resultado é um pouco mais de 60 mil pessoas no estádio, que pagaram bilhetes a partir de dez euros, sendo a maior parte deles a 20 euros. Faça as contas, é um balúrdio. Nem há uma semana, o superjogo no mesmo estádio entre o Benfica e o Sporting teve um pouco mais de 40 mil pessoas, com os bilhetes em média mais baratos.

Isto acontece em primeiro lugar porque o público de Seleção Nacional é diferente do público dos jogos de clubes. Há mais famílias. Haverá milhares. de crianças a ver no estádio este Portugal-Suécia. Mas também acontece porque, através das parceiras e promoções nos supermercados, a Federação conseguiu impulsionar a compra por impulso.

Isto não é só futebol, é economia. É gestão - a gestão profissional de Fernando Gomes, que tem cumprido as expectativas com que entrou na FPF. Não é por acaso que estas campanhas são um caso de estudo na UEFA, que atribuiu à Federação portuguesa o prémio de marketing do ano.

O estádio vai encher-se com grandes esperanças. Esperemos que se esvazie de gente radiante. 

- Pedro Guerreiro, jornal Record, 14 de Novembro de 2013

7 comentários:

  1. A mim espanta-me que um jornalista da área económica cometa um erro destes:

    Ocultar que quase toda a gente compra os bilhetes com 50% de desconto em cartão Continente só serve para levar a malta a pensar que as coisas são assim tão lineares

    ResponderEliminar
  2. A UEFA subordina a ética ao financiamento. O qualidade do trabalho de uma federação deve incluir outras vertentes como por exemplo a eficácia do combate à corrupção explícita e, sobretudo, implícita. A isso, a UEFA, parece não dar importância.

    ResponderEliminar
  3. Eu declinei a oferta de duas centrais e não estou nada arrependido. Nem sei a que horas é, para me não obrigar a vê-lo !!!

    Desde o Euro 2004 quando passaram a mostruário que me são indiferentes, com ou sem benfiquistas. Mas não lhes desejo mal nenhum.

    E que na terra da Paula tenham todos umas óptimas férias.

    A Cosmos organiza e com certeza nem se esquece do José Amorim como 'guest star'

    ResponderEliminar
  4. Ora bem eu realmente não vejo ninguem preocupado...o lis flop bieira ainda não consegui encher o estadio este ano, nem sequer num derby,a contar para a taça de portugal,com bilhetes mais baratos e um sabado á noite com temperaturas razoaveis uma casa pouco acima dos 40 mil??

    ResponderEliminar
  5. E eu a pensar que era o prémio de chulos do ano. Estou sempre a aprender...

    ruizeco essa peida de tanto ser enrabada pelo Presidente Vieira ainda dá para cagar ou já te borras todo?

    Uma coisa é ser-se atrasado, outra é fazer-se gala nisso.

    És mesmo um maníaco fetichista em relação a LFV. Deves ter ido pedir um tacho a LFV e ele mandou-te ir carregar baldes de cimento para saberes o que é trabalhar. Como estás habituado ao subsídio, o menino ficou ofendido e agora é o fetiche LFV todos os dias.
    Antes o fetiche do que roubar ou assassinar pessoas por um pouquinho de coca lá isso é verdade. Mas a continuar não sei não...

    Ostra Yang

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso da coca é uma referência ao modo com o bigodes enriqueceu?

      Eliminar
    2. Não, é referência ao seu cérebro a definhar à conta da mesma.

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!