Noticias, Fotos, Videos, Resumos de Jogos e Artigos de Opinião acerca do Benfica e de tudo aquilo que o rodeia
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
José Manuel Delgado: Equipa do Benfica não melhorou em nenhum sector
Não é novidade que só quando fechar o mercado, após a terceira jornada (entretanto, nove pontos, quiçá decisivos, já terão sido disputados...), será possível fazer contas mais precisas ao que podem valer os candidatos aos lugares cimeiros da Liga Zon-Sagres de 2013/2014.
Mas, feito este sublinhado, não resisto a alguns considerandos ditados (numa versão subjetiva, que apenas me vincula... ) pelo que foi possível ler nas linhas e perceber nas entrelinhas da pré-época entretanto finita.
Comecemos, como se fôssemos uma agência de rating, pelos candidatos AAA, FC Porto e Benfica.
FC Porto
Claramente, o campeão desta fase. A equipa de Paulo Fonseca mostrou-se compacta e competitiva, criativa e personalizada. Saíram Moutinho e James? Notou-se pouco (ou nada). Quintero tem tudo para ser destaque, Licá tem muito para dar, a defesa está compacta e até a inversão do triângulo do meio-campo parece muito avisada, a pensar, sobretudo, nos voos europeus.
Sem dúvida, o FC Porto foi a equipa portuguesa que mais me impressionou no lançamento de 2013/2014. Como ponto negativo, apenas o jogo com o Celta. Valeu-lhe o árbitro...
E podem ainda sair Mangala, Fernando ou Jackson...
Benfica
Uma pré-época com mais dúvidas que certezas. A equipa melhorou no ataque? Não. Cardozo faz falta (e na falta dele não creio que possa ser Funes Mori a solução...). A equipa melhorou na defesa? Não. Apesar da entrada de Cortez, que me parece um jogador muito interessante, o trabalho defensivo do conjunto mostra-se deficiente, realidade traduzida no número de golos encaixados.
O meio-campo está melhor? Não. Matic e Enzo não encontram soluções para dar fluidez ao jogo encarnado e Jorge Jesus ainda hesita demasiado, quem joga a dez, se joga com dez, quem faz a esquerda e por aí adiante. E se Garay, Matic ou Salvio saírem (porque com Cardozo já não conta e Funes Mori pouco deve contar... )? O técnico está preparado?
Sporting e SC Braga
Uns e outros jogam, em tese, para o terceiro lugar. Os leões mostraram até agora vontade, organização e recursos limitados (se comparados com FC Porto e Benfica). Podem manter a galvanização, apostar na superação e fazer um bom campeonato. Desde que mantenham os pés assentes na terra. Especialmente isso...
Já os arsenalistas aparecem muito reforçados por um Jesualdo sagaz, preparado para proceder à revolução geracional de que os minhotos necessitam. Vão disputar o terceiro lugar com o Sporting. E Estoril e Paços de Ferreira? Cabeça fria, e toca a jogar para o ponto. No fim fazem-se as contas.
-José Manuel Delgado, jornal A Bola
5 comentários:
Caro(a) Benfiquista,
Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.
O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.
Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!
Só concordo com NO JOGO COM O CELTA VALEU-LE O ARBRITO
ResponderEliminarOu seja faltou dizer ali nada mudou, violencia e intimidação a jogadores e adeptos, e a BATOTA do custume
Quando nem sequer refere markovic nem djuricic na analise do Benfica, está tudo dito... Pobre imbecil.
ResponderEliminarUm cagalhão armado em pensador!
ResponderEliminarQuando é que estas tristes figuras ganhão vergonha na puta da cara!
patriarca disse:
ResponderEliminarOh José Manuel Delgadinho, tu é que não tens melhorado nada, pelo contrário cada vez estás muito pior, assim que vez qualquer coisa vermelho pela frente ATIRAS-TE logo.
Como tens miolos azuis, não consegues fazer nada sem deitar abaixo o ENCARNADO.
A Paranoia é pior que a doença.
O JMD é benfiquista mas tem de ser politicamente correcto dado o seu lugar no jornal.
ResponderEliminarA pré época vale o que vale, isto é, nada! Pelo menos para mim. É apenas uma altura em que os treinadores tentam conhecer os novos jogadores, tentam encaixá-los uns com os outros, os jogadores novos tentam conhecer e aprender a jogar com os novos companheiros, etc.
Pessoalmente abstraio-me dos resultados, que para mim significam zero, acho que a equipa tem vindo a crescer jogo após jogo e prefiro que a pré época tenha corrido mal em termos de resultados do que como o ano passado, depois de ganharmos ao RM por 5-2 toda a gente ficou eufórica como se tivéssemos ganho o campeonato. E fomos gozados por isso pois já éramos mais uma vez os campeões da pré época.
Quanto mais baixa as expectativas melhor, menor a pressão sobre os jogadores e tudo o que vier à rede é peixe. E vamos ganhar ao Marítimo.